8 dicas de congelação de alimentos

Depois destas festas natalícias, sobram grandes quantidades de alimentos, cozinhados ou por cozinhar, que não queremos desperdiçar?!

A solução: congelar!

Mas congelar exige alguns cuidados, para evitar perda de nutrientes, textura e sabor e evitar contaminações vamos sugerir 8 dicas.

congelar-alimentos-55

1. Higiene
A qualidade de um produto congelado depende do seu estado de frescura e higiene antes da congelação. Nos legumes, é importante lavar e preparar adequadamente através do processo de branqueamento: tens de os ferver durante alguns minutos e mergulhar imediatamente em gelo. Após deixar secar e colocar na embalagem para congelar.

2. Dosagens
Congela os alimentos em doses individuais, de modo a utilizar apenas a quantidade desejada, sem ter que descongelar a totalidade.

11-dicas-basicas-para-congelar-alimentos-640x355

3. Alimentos líquidos
Não enchas demais os recipientes com alimentos como sopas, bebidas ou cozinhados com molhos, deixando espaço suficiente para a água que os constitui se expandir.

4. O que não congelar?
Alguns alimentos não resistem à congelação, podendo tornar-se excessivamente moles ou duros após descongelação. Alguns exemplos:

Batatas, massas, ovos, cogumelos frescos, queijos frescos, molhos à base de gordura, alface e outros legumes e frutos ricos em água…
No que respeita a legumes crus, o ideal é congelar apenas os que pretendes cozinhar posteriormente e não os que vais consumir crus.
Não podes congelar alimentos crus duas vezes. Apenas depois de estarem descongelados, deves cozinhá-los e depois sim, podes voltar a congelar.

congelando-alimentos-blog-da-mimis-michelle-franzoni-2

5. Congela os temperos
Quando te sobrar vinho de uma refeição, congela em cuvettes de gelo. Assim, podes consumi-lo em qualquer altura numa receita. Podes também congelar ervas aromáticas frescas, já lavadas e picadas e regadas com azeite também em cuvettes.

1436_2

6. Arejamento
Nunca enchas demasiado o congelador, como já tinha falado num outro post, é necessário deixar que o ar circule para que se preservem homogeneamente.

7. Não esqueças de identificar
É muito fácil já não lembrar do conteúdo das embalagens ao fim de algum tempo. Coloca as etiquetas identificativas do produto, quantidade e data de congelação.

8. E como descongelar?
De preferência, no frigorífico, lentamente, devendo cozinhar o produto, no máximo, no dia seguinte. Se descongelares micro-ondas ou sob água, cozinha de imediato.

12805689_727061920761959_2125829723009641172_n

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Pin on Pinterest0Share on Reddit0Share on Tumblr