Outono com Vitamina C

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O outono já chegou, os meses mais frios se avizinham, é altura de pensar em prevenir constipações e gripes.

Nesta época do ano, é fundamental reforçar o nosso sistema imunitário e nada melhor que fazê-lo através dos alimentos.

O consumo de alimentos ricos em vitamina C é uma das formas mais eficazes de evitar este tipo de doenças, mas as laranjas não são o único alimento que fornece este nutriente. Por isso, aqui ficam alguns conselhos para esta estação do ano.

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Como aumentar o consumo de vitamina C?

Pequeno-almoço:

  • sumo de citrinos, como laranja, tangerina, clementina, limão

Jantar / Almoço

  •  sopas com base de legumes como couve-galega, grelos, couve-flor, couve-de-bruxelas, brócolos, agriões, alho-francês… Poderá também saborear estes legumes simplesmente cozidos (pouco cozidos) e regados com um fio de azeite, como acompanhamento de pratos de carne peixe ou vegetarianos.

Lanche

  • Ao fim das refeições ou ao longo do dia: faça breves lanches que incluam frutas como kiwi, pêssegos e nectarinas, morangos, framboesas…

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Outros benefícios da vitamina C

  1. Reforçar o sistema imunitário, a vitamina C (que é um poderoso antioxidante)
  2. Auxiliar a absorção de ferro,
  3. Ajudar a combater a fadiga e o stress,
  4. Contribuir para a saúde da pele (porque estimula a produção de colagénio) e
  5. Melhorar o funcionamento do metabolismo, de um modo geral.
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