Passou a validade… E agora?

98e71993-3376-47ab-ae6c-a7377ac4470e

Faz mal comer um iogurte com uma validade expirou no dia anterior, mesmo que no frigorífico?

Será que arroz que já passou a validade ainda está bom?

Posso começar por explicar termos, como datas de consumo (período de tempo seguro para ingerir alimentos depois da data de validade), as datas de validade (utilizadas pelos vendedores para os seus interesses internos).

ÓBVIO que consumir alimentos fora do prazo de validade deve ser a excepção e não a regra, mas nem sempre o facto de ter expirado a validade, significa que o alimento não pode ser consumido.


Alguns alimentos que podem ser consumidos depois de ultrapassarem a data de validade:

image1 (7)

IOGURTES: Podem ser consumidos um ou dois dias depois do prazo sem problema, apesar de começarem a perder características nutricionais. No entanto, deves ter atenção especial ao cheiro e sabor, que podem revelar multiplicação de microorganismos.

LEITE: Pode eventualmente ser consumido até alguns dias depois do prazo. No caso do leite do dia, a margem é menor e não convém ultrapassar o prazo indicado, pois sofreu um processo de temperatura inferiores ao primeiro.

BATATAS FRITAS: Cerca de 10 tiras de batata frita caseira tem aproximadamente 171mg de sal, valor que aumenta significativamente quando são batatas embaladas. O sal ajuda na conservar o produto. Podes à partida consumir depois da validade ultrapassada

CHOCOLATE: Este alimento proveniente do cacau, sofre diversas modificações até chegar a nós. Uma delas é a introdução de manteiga e açúcares que ajudam a preservar, durante algum tempo depois de ultrapassada a data de validade.

ALIMENTOS CONGELADOS: Em geral podem ser conservados quase um ano a um ano e meio sem problemas, desde que sejam mantidos a – 18ºC, já que o frio impede o desenvolvimento de micro organismos. Refeições prontas e gelados, por exemplo, têm mais elementos na composição o que os torna menos estáveis mas não perigosos. As gorduras poderão alterar-se e desenvolver-se algum sabor a ranço.

KETCHUP: Dura mais um ano após a data inscrita na embalagem, quando guardado num local seco e fresco.

PÃO: Alimento muito consumido na dieta mediterrânica, é um desperdício deitá-lo fora. Quando está duro pode sempre ser aquecido no forno ou usado numas rabanadas, e desde que não tenha muito bolor pode sempre ser aproveitado.

ARROZ: Depois de meses, e até anos, este cereal continua ainda bom para consumo.

FRUTAS E VEGETAIS: O senso comum pode ser aplicado também às frutas e vegetais. Se não está podre nem muito mole está bom para ser ingerido.

BOLACHAS/TOSTAS: Neste caso o que pode acontecer é ficarem moles com o tempo, um sinal de que houve entrada de oxigénio para dentro da embalagem, mas em geral duram bastante tempo, especialmente se as embalagens não forem abertas.

CAFÉ/CHÁ: Pode aguentar anos, sobretudo se estiverem hermeticamente fechados. Como são confeccionados com água a ferver o perigo de contaminação também é menor. Se cheirarem a mofo, contudo, é preferível deitar fora.

ENLATADOS/CONSERVAS: Duram anos também, apenas temos que tomar atenção a sinais de empolamento ou outros danos nas latas. Neste caso, não devemos correr o risco de consumir.

AZEITE: É recomendado o consumo no espaço de um ano, mas tudo depende da forma como é guardado. Deve sempre ser guardado no escuro já que a luz altera as suas propriedades.

VINAGRE: Também dura bastante tempo e mesmo que perca qualidades não apresentará perigo para a saúde.

image2 (3)


Toma sempre a atenção:

  • Por regra, quanto mais reduzido é um prazo e mais específica a sua data de validade, menos margem haverá para o consumir depois.
  • Mesmo dentro do prazo, um alimento pode deteriorar-se rapidamente se for sujeito a uma manipulação ou conservação deficientes (calor ou contaminação).
  • Qualquer embalagem que esteja empolada deve ser rejeitada já que este ‘inchaço’ é um provável indício da existência de dióxido de carbono no interior, uma reacção que se dá quando há proliferação de microorganismos.

13238900_766020140199470_4111390123572222685_n

 

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Pin on Pinterest0Share on Reddit0Share on Tumblr