10 Passos para uma alimentação saudável

RECOMENDAÇÕES PARA FAZERES UMA ALIMENTAÇÃO  DIÁRIA MAIS SAUDÁVEL:

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1-Toma sempre o pequeno-almoço!

Inicie o Teu dia com um pequeno-almoço completo, equilibrado e saudável. Para isso, deves consumir leite ou seus derivados, pão escuro ou de mistura ou cereais integrais e não te esqueças de incluir fruta fresca!

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2-Evita estar mais de 3 horas sem comer.

Faça pequenas merendas (meio da manhã e lanche) entre as três refeições principais e uma pequena ceia antes do deitar!

3-Diminuir o consumo de sal!

Reduz a quantidade de sal na confecção dos alimentos, opta por usar ervas aromáticas e especiarias para que os teus cozinhados fiquem mais apetitosos. Não adiciones sal fino aos pratos já confeccionados.

Evita o consumo de alimentos muito salgados (ex.: chouriço e outros produtos de charcutaria, molhos pré-preparados, alimentos tipo fast-food, etc. …).

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4-Aumenta o teu consumo de hortaliças e legumes!

Inicia sempre o almoço e o jantar com uma sopa rica em hortaliças e legumes;

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5-Evita ingerir açúcar e produtos açucarados.

Não adiciones açúcar ao leite, chá ou café, procura habituar-te ao sabor natural destas bebidas ou então usa óleo de coco!

Evita consumir produtos ricos em açúcar (ex: produtos de confeitaria e pastelaria, chocolates, gelados, rebuçados, sobremesas açucaradas, determinadas bolachas, etc.).

Estes alimentos só devem ser consumidos ocasionalmente e de preferência após uma refeição.

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6- O consumo de fruta é fundamental!

Lembra-se: “Para terminar a refeição em beleza, a fruta é a melhor sobremesa!”.

Opta por fruta a outro tipo de sobremesas mais açucaradas. Nos intervalos entre as refeições, “engana” a fome comendo uma peça de fruta acompanhada de outro alimento (ex.: um pedaço de pão ou um iogurte…).

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7-No que toca a proteina, deves  consumir de preferência peixe e carnes magras

(ex.: aves ou coelho).

O peixe e as carnes brancas fornecem a mesma quantidade de proteína que as carnes vermelhas (ex.: carne de vaca ou outros mamíferos), com a vantagem de terem menor quantidade de gordura, por isso faz um consumo muito esporádico de carnes vermelhas.

A pele das aves e a gordura visível da carne e peixe, por serem prejudiciais à saúde, deve evitar-se o seu consumo.

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8-Beber água simples em abundância ao longo do dia!

Chá e infusões sem adição de açúcar são uma maneira saudável e saborosa de consumir água! Evita os refrigerantes artificiais à base de sumo de frutos que são geralmente pobres em nutrientes e ricos em açúcar.

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9-Reduzir o consumo total de gordura, em especial da gordura saturada existente, principalmente em produtos de origem animal.

Diminui não só a quantidade de gordura usada para cozinhar e temperar, mas também o consumo de alimentos com elevado teor de gordura (ex.: margarina, banha, manteiga, produtos de charcutaria, natas, caldos concentrados, rissóis, etc. …).

10-Preferir métodos de culinária simples, saudáveis e saborosos, tais como: estufados, cozidos e grelhados!

Se adicionares gordura aos seus assados no forno, que seja apenas azeite e em pouca quantidade. Evita o consumo de alimentos fritos, pois estes contêm grandes quantidades de gordura.

Nos alimentos grelhados não consumas as partes carbonizadas (queimadas), pois estas são muito prejudiciais para a sua saúde.

 

 

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