Light, Zero ou Diet: É tudo igual?

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Já é mais que evidente, que nos últimos anos a alimentação é uma constante preocupação dos Portugueses em geral, toda gente quer estar em boa forma física e saudável.

O supermercado tem ao teu dispor uma gama de produtos ditos mais saudáveis, como produtos diet, light e zero. No entanto, é importante saberes as principais diferenças entre eles e qual é o mais adequado às tuas necessidades.

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Diet

Os produtos DIET apresentam modificações especiais para se adequar a diferentes dietas ou necessidades metabólicas, como diabetes, hipertensão, etc. São os produtos que se destinam a pessoas com algum tipo de doença que as obrigam a controlar ou mesmo suprimir a ingestão de algum nutriente normalmente presente na dieta. Normalmente não apresenta muita diferença no sabor.

Embora haja redução ou isenção de um nutriente, outro pode estar presente em quantidade ainda maior para que o produto mantenha sua consistência e sabor, o que aumenta o valor calórico. Um produto diet em açúcares, pode não ser o mais indicado para quem quer perder peso, uma vez que pode ser mais calórico que os produtos convencionais.

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Light

O alimento LIGHT possui uma redução mínima de 25% das calorias (o produto deve ter no máximo 40 calorias em 100 gramas), ou como gordura, açúcares ou sódio. O consumo é indicado para pessoas que precisam reduzir o teor destes elementos na alimentação.

Para quem tem como objetivo o emagrecimento, é importante estar atento aos rótulos, pois a redução calórica pode ser muito pequena em alguns alimentos.

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Zero

O produto ZERO indica que o alimento contem restrição ou isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional. Para existir a alegação de, por exemplo, “Zero Açúcar” o produto pode apresentar no máximo 0,5 gramas de açúcar em 100 gramas do alimento pronto para o consumo.

Os produtos sem adição de açúcar (sacarose) podem conter açúcares normalmente presentes nos outros ingredientes como a lactose (presente no leite), a frutose presente em frutas e outros mono e dissacarídeos presentes naturalmente nos ingredientes utilizados na fabricação do produto.

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“Light” e “diet” não são a mesma coisa. Por isso, consumir estes produtos em excesso não significa restrição de calorias e emagrecimento.

E os produtos “zero”? Estes produtos podem ter restrição total ou parcial de algum nutriente. Tem que ler na embalagem. Por exemplo, refrigerantes “zero” em geral não tem açúcar. Neste caso, servem tanto para quem tem diabetes, quanto para quem quer poupar calorias.

Ler sempre o rótulo das embalagens. É um ato a favor da sua saúde.

 

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