Almoço com batata-doce

A batata-doce cada vez mais está presente nas mesas portuguesas, pouco a pouco vamos eliminando a batata branca e optamos pela doce. É considerada um super alimento.

Batata-doce-emagrece

Existem diversas variedades, preferencialmente se distinguem pelo tamanho, forma, sabor, textura e cor do tubérculo, as mais comuns são as de cor branca, amarela, laranja e roxa. Os hidratos de carbono complexos e os quatro gramas de fibra em cada batata tornam esta escolha saudável.

É um hidrato carbono de absorção bastante lenta, que oferece muitos benefícios para quem pratica atividade física regular e também para quem pretende emagrecer. Antes de sugerir uma receita é importante percebermos os benefícios. No entanto, fique a saber que é mais nutritiva que a batata comum.

Alguns dos relevantes benefícios para a saúde, deste super alimento:

  • Ação antioxidante, desintoxicante, anti-flamatório;
  • Fonte de energia;
  • Regulariza o trânsito intestinal;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Rico em fibras, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, potássio e fósforo;
  • Ricas em betacaroteno, para a pele.

 

Salmão grelhado c/ puré de batata-doce e queijo de cabra

Ingredientes:

  • Posta de salmão
  • 3 Batatas doces média
  • Queijo de cabra
  • Salsa fresca
  • Pimenta
  • Alho moído
  • Noz-moscada

Preparação:

  • Cozer a batata-doce aos cubos apenas com água
  • Escorrer as batatas e passar a batata com uma trituradora
  • Adicionar o queijo cabra (1/5)
  • Passar novamente na trituradora e adicionar alho moído, salsa picada e noz-moscada (qb)

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A batata-doce desde que não esteja cheia de manteiga, gordura, açúcar ou óleo, são um super-alimento de consumo mais do que aconselhado.

Podemos substituir o salmão, por um bife de perú ou frango. E não te esqueças de acompanhar com uma salada.

Bom apetite!

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