Bronzear, mas que seja rápido

IMG_0875

Já vamos a meio de Agosto, mas há quem ainda pouco tenha ido à praia, ou quem tenha alguma dificuldade em ficar com a pele bronzeada rapidamente.

Existem alimentos que favorecem o bronzeado e que devem ser consumidos em média 30 dias antes da exposição solar, com frequência diária. Sem nunca esquecer que a hidratação é fundamental para a pele! Para tal, basta beber entre 1,5L a 2L de água por dia, ou se preferires, podes substituir por chá, infusões ou sumos de fruta, sem adição de açúcares. Como podes encontrar num post anterior.

E por falar em chás, o chá verde tem na constituição fitoquímicos com proteção antioxidante (diminui os danos dos raios UV) sendo desta forma um ótimo aliado da pele. Ao ingeri-lo, evita-se o aparecimento de manchas e a rápida despigmentação da pele.

Convém nunca esquecer que a durabilidade do bronzeado será maior quanto mais lenta e gradual for a exposição e mais protegida e hidratada estiver a pele.

É importante aprenderes a bronzear sem colocares em causa a tua saúde.


unnamed (9)

Vou deixar-vos alguns truques para um bronzeado rápido, seguro e natural.

O que fazer?

  1. Consumir alimentos ricos em Betacaroteno

Já ouviste falar em Betacaroteno? Este mineral é fundamental para quem quer manter um corpo bronzeado o mais tempo possível. Está comprovado que o consumo de alimentos ricos em Betacaroteno promove não só uma boa recuperação para pessoas que se encontram a deixar de fumar, mas também ajuda e favorece o prolongamento do bronzeado e torna-o mais duradouro.

Podes optar por sumos e batidos de frutas e vegetais, que, para além de nutritivos, ajudam a manter a hidratação do organismo aliados ao teu bronzeado! Devemos beber 2 copos de sumo por dia antes e durante os dias de exposição solar.

Alimentos ricos em Betacaroteno

  • Cenoura
  • Batata-doce
  • Abóbora
  • Beterraba
  • Laranja
  • Manga
  • Papaia
  • Abacaxi
  • Manga

 

  1. Utilizar bronzeador

São poucas as pessoas que usam autobronzeador, pois têm medo de ficar com o corpo as manchas castanhas. E mesmo no que se refere aos bronzeadores, existe muitos receios devido à baixa proteção.

Então o truque é quando chegar à praia colocar de imediato um protetor solar com um índice de proteção entre os 15-25, consoante a cor natural de pele e depois colocar o Nivea, loção solar de cenoura (vit. E), que foi dos primeiros a ser criados e dos mais eficazes. Ajuda a pele a conseguir um bronzeado mais rapidamente. Esta loção têm alguma proteção, mas apenas deve ser utilizado isoladamente no caso da pele já ter ganho alguma cor.

 

  1. Banho frio

Mesmo no Verão gostas de tomar duche de água quentinha? Está na hora de deixares isso e começares a tomar duche de água fria. A água quente tem o problema de secar a pele, provocando mais sensibilidade e levando a que a pele escame mais facilmente. Se tens o hábito de utilizar esponja para lavar o corpo, também deves deixar de usar e optar pelos sabonetes neutros que não são tão agressivos para a pele.

 

  1. Hidratar o corpo

A pele necessita de estar hidratada ainda mais quando está exposta ao sol. Eu recomendo que hidrates com a maior frequência possível e de preferência com um hidratante de origem vegetal. Sem esquecer de beber água várias vezes por dia mesmo que não estejas exposto ao sol. Essencialmente depois de tomar banho devemos aplicar cremes hidratantes para a pele, de forma a ficar bem hidratada.

 

  1. Banhos no mar

O sal presente na água do mar vai fazer com que a exposição ao sol lhe confira um bronze mais rápido, pois os raios solares em contato com o sal presente no corpo, provoca uma reação que irá fazer com que fiquemos mais rapidamente bronzeados. Mas é preciso ter cuidado, e evitar sempre as horas de maior exposição solar, e sempre, mas sempre hidratar a pele após a exposição solar.

Tudo isto deve fazer parte da tua rotina diária!


 

Sumos Bronzeadores

unnamed (10)

Ingredientes

  • 5 Morangos
  • 2 cenouras (descascada e cortada em pedaços)
  • Copo de sumo laranja natural
  • Copo sumo de limão
  • 1/2 Copo de água

Preparação

  • Tritura todos os ingredientes numa liquidificadora até obteres um preparado homogéneo.

 

Ingredientes

  • 1 Copo pequeno de sumo de laranja natural
  • ½ Beterraba crua
  • 1 Cenoura média

 

Preparação

Descascar e centrifugar a cenoura e a beterraba e misturar no sumo de laranja.

Agitar e servir de imediato, para obter o máximo de betacaroteno e ser mais eficaz.

 

Outras misturas de sumos que poderás fazer:

– Limão com cenoura

– Cenoura com beterraba e laranja

– Papaia com beterraba

– Papaia com cenoura e laranja

– Abacaxi com hortelã e rúcula

– Pêssego e laranja

– Laranja, maçã, beterraba e cenoura

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Pin on Pinterest0Share on Reddit0Share on Tumblr