Vermelho no prato… e não só!

Print

Quem nunca ouviu que quanto mais cor no prato melhor.

O licopeno é uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, framboesa e cereja. Amoras, mirtilos, morangos e ameixas têm um conteúdo elevado de antioxidantes e fibra. Neste grupo os morangos são os que contêm maiores quantidades de vitamina C, responsável pela ação de anti-envelhecimento, sem dúvida que vão melhorar a nossa pele.

Todos temos um creme favorito ou uma rotina de beleza que previlegiamos. Contudo também é necessário tratar de dentro para fora.

“Somos o que comemos” é uma frase que continua bem na ordem do dia e que comprova que tudo o que comemos acaba por ter um impacto no nosso organismo.

A longo prazo, os efeitos de uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e antioxidantes, far-se-ão sentir e a pele ficará mais saudável!

Vejamos:

Tomate: fonte de minerais como o potássio, cálcio, fósforo, sódio, magnésio e ferro; e vitaminas: C, A e complexo B. Contém ainda o betacaroteno, poderoso antioxidante que protege as células contra a ação dos radicais livres.

Morango: fonte de ácido elágico, uma das substâncias responsáveis pela cor avermelhada do morango, que tem ação antioxidante. Outro componente do morango são as antocianinas, que protegem e ajudam o aparecimento de doenças cardíacas.

Melancia: ao contrário do que muitas pessoas pensam, a melancia não é uma fruta pesada, de difícil digestão. Na sua constituição tem uma grande quantidade de água, o que faz com que seja um excelente diurético.

Cereja: esta fruta, tal como o morango, oferece proteção contra doenças cardiovasculares devido à quantidade de flavonóides presentes. Também fonte de vitaminas A e C, e de fibras solúveis, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, colaborando na redução dos níveis de colesterol.

Aproveita a variedade de cores que a natureza oferece e traz mais sabor à tua alimentação e benefícios à tua saúde.

Quanto à pele, fixa esta informação que vou dar:

Pele luminosa: pêssegos e cenouras.

Para ter uma pele tonificada: groselhas, morangos e laranjas, que têm muita vitamina C.

 

Sugestão para um sumo antioxidante

Ingredientes:

250gr de morangos

100gr de amoras

100gr de framboesas

1 Maçã vermelha

3 a 4 folhas de hortelã

1/2 Chávena de chá verde frio

3 Colheres de linhaça integral (colocar por cima)

 

Preparação:

Lava e corta os morangos e mistura com as framboesas, no caso de serem congelados. Mas se conseguires, opta pelos frescos.

Descasca e corta a maçã vermelha aos cubos, depois coloca todos os ingredientes na liquidificadora até obter uma mistura homogênea.

Após obteres o sumo, deita para um copo e a gosto espalha a linhaça integral para decorar a superfície, ou para comer com uma colher.

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Pin on Pinterest0Share on Reddit0Share on Tumblr